Pipas e rede elétrica: brincadeira nas férias deixa 61 mil pessoas sem energia e acende alerta em MS
09/07/2025
(Foto: Reprodução) Com as férias escolares, aumenta a quantidade de crianças e adolescentes brincando com pipas e também os riscos dessa brincadeira Férias escolares de julho aumentam o número de crianças brincando com pipas pelas ruas, e também os riscos
Divulgação/Neoenergia Elektro
Durante o período de férias escolares, muitas crianças e adolescentes aproveitam para brincar e se divertir. Empinar ou soltar pipas é uma das brincadeiras escolhidas pela criançada. Mas, apesar de parecer inofensiva, a prática pode representar riscos, principalmente nas ruas ou próxima a fios de energia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Não é incomum que linhas de pipas se enrosquem em fios, postes e cabos elétricos nas ruas, mas isso pode comprometer o funcionamento da rede de distribuição e também choques elétricos.
Segundo a Energisa, responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, até o dia 7 de julho, 61.288 clientes ficaram sem energia elétrica por conta de ocorrência envolvendo pipas. A concessionária também contabilizou 71 casos de pipas enroscadas na rede elétrica.
“Muitas crianças aproveitam as férias para brincar com pipas. Primeiro é importante escolher um local adequado para evitar acidentes elétricos. É indispensável que os pais e responsáveis direcionem as brincadeiras para parques e campos abertos, longe da rede de energia, eliminando o risco para quem está soltando a pipa como também evitando interrupção do fornecimento de energia da região”, afirma o coordenador de Construção e Manutenção da Energisa em Mato Grosso do Sul, João Ricardo Nascimento.
Em caso de interrupção de energia ou cabo partido, a recomendação é acionar imediatamente a Energisa pelo telefone 0800 722 7272, e jamais tentar arrumar por conta própria, mantendo sempre distância segura.
Dicas de segurança
Fique Longe da Rede Elétrica: Mantenha distância máxima dos postes e fios. A eletricidade é uma ameaça invisível e pode ser fatal.
Prefira Lugares Abertos: Solte pipa em campos, parques e praças, longe de ruas e avenidas movimentadas. Isso evita que você ou a linha causem acidentes de trânsito.
Cerol e Linha Chilena são proibidos: Nunca utilize esses materiais. Eles transformam a brincadeira em uma arma e causam acidentes graves, especialmente com motociclistas e ciclistas. A diversão de um não pode custar a vida de outro.
Chuva e Relâmpagos? Guarde a Pipa: Jamais solte pipa em dias de chuva ou tempestade. A linha molhada se torna um condutor de eletricidade e aumenta drasticamente o risco de ser atingido por um raio.
Nunca tente remover uma pipa presa nos fios: Se ela ficar enroscada na rede elétrica, esqueça. O risco de um choque elétrico grave ou fatal é altíssimo.
Chame a Equipe Certa: Apenas os profissionais da concessionária de energia têm o treinamento e os equipamentos de segurança necessários para fazer a remoção sem perigo.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: