Escola fechada há 5 meses obriga crianças a caminharem 40 minutos até nova unidade em Votorantim
05/11/2025
(Foto: Reprodução) Escola Municipal de Educação Infantil Maria do Rosário, em Votorantim (SP), fechada desde maio de 2025
Arquivo Pessoal
Pais e alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Maria do Rosário, em Votorantim (SP), estão há cinco meses vivendo transtornos e incertezas depois que a escola foi fechada para reforma emergencial, em maio deste ano. Além da mudança de rotina, eles relatam problemas com a distância que, em alguns casos, dobrou o tempo de percurso para até 40 minutos.
Eles, que preferem não se identificar, afirmam que a mudança gera inúmeros transtornos e problemas. A Prefeitura de Votorantim confirmou os problemas e disse que a reforma é prioridade no ano que vem. (Leia reposta completa abaixo)
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
"A escola está fechada desde maio por causa de problemas estruturais graves, como rachaduras profundas, piso soltando e risco para as crianças. Desde então, os alunos foram remanejados para outras escolas, o que tem causado superlotação e prejuízos no aprendizado", afirma um dos pais.
Ele diz ainda que a prefeitura informou que faria uma reforma, mas até agora nada foi feito. "O prédio está abandonado, virando ponto de invasão, bichos e insegurança para os vizinhos. Também chama atenção o fato de que houve altos gastos com uniformes descartáveis e de baixa qualidade, enquanto alegam não ter dinheiro para a reforma", afirma.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
"Colocaram as crianças em uma escola para a qual não têm condições de ir andando. Infelizmente, há pais que precisam levar as crianças a pé, faça chuva ou faça sol, e não foi oferecido nenhum transporte, o que é um absurdo. Os pais estão tendo que se virar, com van, gastando mais combustível. Fora que a escola é um pouco menor e a escola Maria do Rosário está largada", diz a mãe de uma criança de oito anos que também frequenta a unidade.
"Nossas crianças estavam acostumadas com o ambiente escolar espaçoso, quadra, parte recreativa e biblioteca da Maria do Rosário. Vários dos eventos que as crianças tinham no ano letivo foram cancelados, pois não há estrutura. Nós, pais, queremos uma resposta sobre a reforma, pois a escola é ótima e precisa ser reestruturada. É muito ruim ver a escola se acabando assim", desabafa outra mãe.
O que diz a prefeitura
Escola fechada há 5 meses por problemas estruturais obriga crianças a andar até 40 minutos à nova unidade em Votorantim (SP)
Arquivo Pessoal
A Prefeitura de Votorantim confirmou os problemas. Disse que a escola apresenta problemas estruturais com rachaduras e fissuras em paredes e pisos, decorrentes de diversas questões estruturais ocasionadas ao longo dos anos.
"Os problemas se agravaram neste ano com o aumento das rachaduras e um vazamento de água. Buscando a segurança e o bem-estar das crianças, a Secretaria de Educação remanejou as turmas para unidades escolares próximas."
Disse ainda que neste ano não havia recursos programados para a reforma e que, para o próximo ano, a reforma da unidade é prioridade para a Secretaria de Educação.
"Para o próximo ano, abriremos apenas seis turmas dessa unidade escolar, que serão todas alocadas em um mesmo prédio, a Emeief Gilberto dos Santos. Algumas famílias buscaram transferência para outras escolas próximas."
Escola fechada há 5 meses por problemas estruturais obriga crianças a andar até 40 minutos à nova unidade em Votorantim (SP)
Arquivo Pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM