‘Fóssil do Dia’: o antiprêmio que destaca quem atrapalha o combate à crise climática
27/10/2025
(Foto: Reprodução) O que é o prêmio fóssil do dia?
Esse é um prêmio que ninguém quer ganhar.
🏆O prêmio Fóssil do Dia é simbólico e irônico, concedido uma vez por dia durante as conferências climáticas da ONU, desde 1999. O nome faz alusão aos combustíveis fósseis, principal fonte de emissão de gás carbônico.
A lógica é: leva o prêmio o país (ou grupo) que, naquele dia, teve a pior atuação em relação à proteção do meio ambiente - seja por decisões, discursos, bloqueios de negociação ou falta de ambição climática.
O antiprêmio não faz parte da organização oficial da COP. Quem organiza e escolhe os vencedores é o Climate Action Network, uma rede de organizações da sociedade civil presente em mais de 130 países.
a COP 30 e nosso futuro
O Brasil já levou o Fóssil do dia em algumas ocasiões. Em 2023, por exemplo, por ter aderido à Opep +, que são aliados que cooperam com a organização dos países exportadores de petróleo.
Na COP29, realizada em 2024, o primeiro Fóssil do Dia foi para o G7, o grupo das maiores economias do mundo.
Segundo os organizadores, o bloco não apresentou avanços no financiamento climático destinado a países mais pobres, o que é considerado essencial para uma transição global justa.
🤔E na COP30, quem serão os laureados? 👀
Ativistas participantes da COP 25, a cúpula do clima da ONU, em Madri, representaram Brasil, Austrália e Japão, os 'vencedores' do prêmio simbólico 'Fóssil do Dia'
Divulgação/CAN
Excesso de energia pode provocar apagão?