Itamaraty manifesta preocupação com liberação de vistos para delegação que vai representar o Brasil na Assembleia Geral da ONU, em Nova York
15/09/2025
(Foto: Reprodução) Itamaraty manifesta preocupação com demora em vistos para delegação do Brasil na ONU
O Itamaraty manifestou preocupação, nesta segunda-feira (15), com um atraso na liberação de vistos para integrantes da delegação que vai representar o Brasil na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, na semana que vem.
Os ministros Alexandre Padilha, da Saúde, e Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, ainda não obtiveram a autorização do governo dos Estados Unidos para a viagem.
"A gente tem indicação do governo americano que os, que ainda não foram concedidos estão em vias de processamento. Na verdade, para ir à ONU, tanto para representantes oficiais do governo tanto para convidados, existe uma obrigação claramente estabelecida no acordo de sede que obriga os Estados Unidos a conceder esses vistos, então, quer dizer, qualquer medida que não se conforme com o que está estabelecido no acordo é uma violação legal, o que não quer dizer que ela não ocorra. De qualquer forma a nossa expectativa é, não temos por que achar que os Estados Unidos não seguirão e não observarão as suas obrigações legais com relação à concessão de vistos", comentou o diretor de Dep Organismos Internacionais/Itamaraty, Marcelo Marotta Viegas.
Em Nova York, ao ser questionado pela imprensa sobre o assunto, o porta-voz do secretário-geral disse que a situação da delegação brasileira é preocupante, que espera que os vistos sejam liberados. E que o acordo dos Estados Unidos com as Nações Unidas prevê que o país facilite as viagens de quem tiver compromissos na organização.
Itamaraty manifesta preocupação com liberação de vistos para delegação que vai representar o Brasil na Assembleia Geral da ONU, em Nova York
Reprodução/TV Globo