Pombas no Fórum de Piracicaba: saiba por que elas se concentram lá e como problema pode ser resolvido
21/08/2025
(Foto: Reprodução) 'Até Quando?': presença de pombos no Fórum preocupa moradores em Piracicaba
A presença de centenas de pombas no entorno do Fórum de Piracicaba (SP), no bairro Alto, tem preocupado moradores e comerciantes, que convivem diariamente com sujeira, mau cheiro e o risco de contaminação.
São pombas-amargosa. Elas vieram de áreas rurais, se adaptaram ao ambiente urbano e escolheram a região por conta da presença de árvores com copas densas e pouca iluminação, explicou o médico veterinário Thiago Navarro.
“Elas elegeram um lugar alto, onde elas conseguem ter visibilidade de predadores e, infelizmente, foi a região do Fórum para dormir”, informa o veterinário à EPTV, afiliada da TV Globo.
Baixe o app do g1 para ver notícias de Piracicaba e região em tempo real e de graça
Como resolver o problema
O veterinário explicou que a iluminação das árvores ao redor do prédio pode diminuir a concentração das aves.
Pombas-amargosas no entorno do Fórum de Piracicaba (SP)
Edijan Del Santo/EPTV
Vetores de doenças
Segundo o especialista, essas aves, originalmente, carregavam menos doenças que os pombos domésticos comuns nas praças públicas. No entanto, a convivência no espaço urbano favorece a contaminação.
“Esses pombos que migraram da área rural para a cidade estão fatalmente se contaminando também, pegando as doenças que os ‘primos’ da cidade [pombos domésticos] têm. Infelizmente, eles estão se tornando uma zoonose tão importante quanto a dos pombos domésticos”, informa o veterinário.
Chão no entorno do Fórum de Piracicaba (SP) com fezes de pombas
Edijan Del Santo/EPTV
O que dizem o Fórum e a prefeitura
A Secretaria de Saúde de Piracicaba informou que fez vistorias na região, mas não apresentou uma solução definitiva. O Tribunal de Justiça de São Paulo afirmou que apura a situação e dará retorno em breve.
Fachada do Fórum de Piracicaba
Daniela Smania/ TJSP
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Piracicaba.